Behind the Success – LeBron James (Parte2)

TEMPORADA COMO SOPHOMORE

O verão após sua temporada de calouro, o LeBron continuava melhorando o seu jogo. Mas a maior mudança veio fora da quadra, onde ele cresceu quase quatro polegadas, chegando a 2,04 m. LeBron agora parecia mais um homem do que um menino.

LeBron jogou mais um ano de futebol em SVSM no outono de 2000, acumulando mais de 700 jardas de recepção. Ele foi nomeado All-Ohio, mas o Fighting Irish terminou com um recorde decepcionante de 4-6.

Com o LeBron preparado para a temporada de basquete, começou a se espalhar que SVSM tinha um fenômeno em suas mãos. Esperando uma enorme multidão para a sua abertura da temporada 2000-01, o Fighting Irish havia agendado um jogo na Universidade de James A. Rhodes na Arena de Akron. Cerca de 5.000 fãs lotaram o ginásio. LeBron liderou SVSM para uma vitória fácil.

O Fighting Irish enfrentou a sua prova mais dura contra Oak Hill Academy durante um torneio em janeiro. Os Warriors liderados pelo pivô DeSagna Diop e o ala Rashaad Carruth, eram a melhor equipe da nação. LeBron e seus companheiros de equipe entraram na competição invicto. No fim da partida, Oak Hill conseguiu uma vitória apertada por 79-78. Mas o que estava se tornando um hábito, era o LeBron dar um show ao público. Com um pequeno exército de jornalistas que cobriam a NBA e olheiros de universidades presentes, ele impôs dificuldade aos Warriors chegando a marca de 33 pontos. Ele acertava incríveis bolas de três pontos e mostrava uma transição de defesa-ataque que terminava com enterradas que chocalhavam o aro. LeBron realmente poderia ter vencido para SVSM, mas ele perdeu dois lances livres no final do último quarto e o seu arremesso de desespero no fim.

O Fighting Irish se recuperou da derrota de forma impressionante. Eles venceram os jogos restantes da temporada regular, em seguida, chegaram nos playoffs do estado para conquistar o seu segundo título consecutivo. A final, disputada no Jerome Schottenstein Center, atraiu uma plateia enlouquecida de mais de 17.000, incluindo os treinadores de North Carolina (Matt Doherty) e Califórnia (Ben Braun). LeBron, que fez 54 pontos em duas vitórias no playoff, foi escolhido o MVP do torneio.

Naquele ano, LeBron terminou com médias de 25,3 pontos, 7,4 rebotes e 5,5 assistências. Ele também aumentou sua eficiência nos arremessos de longa distância, tendo uma média de 39 por cento de acertos. Foi nomeado um All-American, LeBron se tornou o primeiro estudante de segundo ano na história de Ohio a ser nomeado com Mr. Basketball.

Aqui estão as estatísticas da temporada dele como sophomore:

lebron-hs-stats-soph

TEMPORADA COMO JUNIOR

LeBron começou o verão após seu segundo ano em Colorado Springs em um acampamento pela seleção americana. Este foi o primeiro convite para um acampamento, ele quebrou o recorde do evento em pontos, marcando 120 em cinco jogos e foi nomeado MVP.

Em sua próxima parada, no Adidas Camp ABCD em Fairleigh Dickinson University, em New Jersey, LeBron mostrou oficialmente a todos que chegou no cenário nacional. O destaque do evento deveria ser Lenny Cooke (2,07 m), um ala de New York.

Cooke, que estava planejando mostrar o seu potencial para ser uma futura escolha na NBA, foi completamente ofuscado por LeBron, que assumiu o controle do evento. Com uma equipe de filmagem da ESPN “The Life”, seguindo todos os seus movimentos, ele mostrou seu arsenal ofensivo completo e jogou de forma sufocante na defesa. Mas o que surpreendeu todos foi a capacidade de passe do LeBron. Até aquele ponto, a maioria traçava uma linha de pensamento que ele seria o próximo Jordan. Agora comparações com Magic Johnson começaram a surgir.
Ainda assim, às vezes durante o acampamento, LeBron parecia quase aborrecido pela concorrência e o seu foco foi sumindo. Mas foi quando desafiado que ele brilhou. Ele primeiro virou um jogo entre underclassmens. Sendo MVP da partida, ele marcou 22 pontos, sete assistências e quatro rebotes. Mais tarde, ele enfrentaria Cooke em um confronto aguardado por todos no acampamento. Cooke tentou definir o tom da partida desde cedo, quando ele driblou o marcador com facilidade e fez uma bela cesta de três pontos. Mas LeBron riu por último. Ele terminou com 24 pontos e mostrou que Cooke não era o melhor no torneio. –

Após o acampamento ABCD, um rumor flutuava no The New York Times em que ele poderia se declarar elegível após sua temporada de junior na SVSM. Foi quando ele finalmente negou a alegação e contribuiu para a crescente onda de “King James”.

Enquanto isso, Michael Jordan convidou LeBron para acompanhá-lo em um treino exclusivo, onde ele fez amizade com Walker, um Mt. da Chicago Carmel fábrica de basquete.

Quando LeBron voltou para casa, ele já visava a sua terceira temporada no futebol. Gloria se opôs à ideia, com medo dele se machucar e comprometer sua carreira no basquete. Mas LeBron persistiu. Depois de ficar fora da abertura de temporada regular, ele acabou a temporada regular com 52 recepções para mais de 1.000 jardas e 15 touchdowns. SVSM, entretanto, se classificou para os playoffs estaduais depois de um recorde de 7-3. No primeiro jogo de pós-temporada do Irish, vitória por 28-20, LeBron fraturou o dedo indicador da mão esquerda. Ele escolheu manter a lesão encoberta e entrar em campo para a final estadual. SVSM perdeu e LeBron suspeitava que ele tinha provavelmente jogado a sua última partida de futebol.

O júnior imediatamente voltou sua atenção para a quadra de basquete. Até aquele momento especulações sobre o seu futuro estava correndo solto. Em sua lista de ofertas existiam nomes como: Cal, Flórida, Michigan, Ohio State, North Carolina e Duke. Mas muitos questionaram se LeBron realmente considerava ir para a faculdade. Apesar de ser um bom aluno, ele era um jogador de basquete em primeiro lugar. E com o hype em torno dele construído, ele estava sendo exposto cada vez mais para as armadilhas da vida como um profissional. Seu nome apareceu em manchetes de jornais de todo o país. Nike e Adidas estavam em uma batalha feroz para contratá-lo. Relatórios dizem que a oferta final poderia chegar a US $ 20 milhões.

Neste contexto, LeBron começou sua temporada como no basquete. Como treinador de SVSM era Dru Joyce, o pai do melhor amigo de LeBron e armador da equipe. O Fighting Irish enfrentou uma das tabelas mais difíceis do país.

Na verdade, quase metade dos adversários da escola estavam no ranking nacional. LeBron e seus companheiros enfrentaram Germantown (Pa.) Academy, que contava com as estrelas Lee Melchionni e Matt Walsh. Graças a 38 pontos de LeBron e 17 rebotes, SVSM ganhou por 70-64. Em seguida, na Arena JAR, os Fighting Irish venceram o Vashon de St. Louis por 49-41 do Jimmy McKinney. LeBron liderou a equipe marcando 26 pontos.
SVSM vinha de vitórias importantes, caiu pela primeira vez em Delaware. Lá, o Irish perdeu por 84-83 para Amityville de New York.

Em fevereiro, SVSM sofreu suas primeiras derrotas consecutivas com o LeBron em seu elenco. A primeira derrota veio em uma revanche tão esperada com Oak Hill, no Prime Time Shootout em Trenton, NJ. Embora LeBron marcasse impressionantes 36 pontos, não foi suficiente para superar os Warriors e sua grande arma, Carmelo Anthony, que terminou com 34 pontos. Os Fighting Irish foram espancados novamente uma semana mais tarde por George Junior Republic da Pensilvânia.

As derrotas não diminuíram a reputação de LeBron. Kobe Bryant, na esperança de atrair o adolescente para a Adidas, deu-lhe um par especial de tênis decoradas com as cores da bandeira americana. Enquanto em Cleveland quando jogava por lá, Shaquille O’Neal foi ver um dos jogos do LeBron na Arena JAR.

O Fighting Irish, por sua vez, embarcou em uma nova série de vitórias que alimentou outra corrida para a final estadual. Na frente de 20.000 fãs gritando no campus da Ohio State, no entanto, eles falharam na sua busca de três títulos consecutivos, perdendo por 71-63 para Roger Bacon de Cincinnati. LeBron, lutou contra espasmos nas costas durante toda a noite, ele não estava no seu melhor estado.

LeBron terminou o ano com média de 28 pontos, seis assistências e um pouco menos de nove rebotes. Foi nomeado jogador All-American, jogador do ano pela Gatorade, USA Today e Parade Magazine. Mas LeBron não estava completamente satisfeito com a sua temporada. Seu maior motivo de preocupação foi a queda de rendimento no seu arremesso de três pontos (34%) e lances livres (59,3%). Ele resolveu passar mais tempo no ginásio trabalhando em ambas as áreas.

Aqui estão as estatísticas da temporada dele como junior:

lebron-hs-stats-junior

TEMPORADA COMO SENIOR

Entre aqueles que acreditavam que não era necessário mexer no jogo do LeBron, estava o treinador dos Cavaliers, John Lucas. Ele o tinha visto em um torneio AAU no verão anterior, e chegou a conhecê-lo pessoalmente, porque LeBron muitas vezes foi no Gund Arena, em Cleveland. Ignorando as regras da NBA, Lucas convidou o jovem de 17 anos para um treino informal com o Cavs. LeBron impressionou a todos com as suas enterradas, mas novamente foi sua capacidade de visão de jogo e de dar passes pontuais que atraíram o maior número de “oohs” e “aahs”.

A sessão de treinos custou ao Lucas uma multa de US $ 150.000 da NBA e uma suspensão de dois jogos. Mas ele sentiu que saiu barato.

LeBron tinha planos de ter um verão cheio de jogos, mas foi afastado depois de quebrar seu punho esquerdo em um jogo AAU. Ele ainda visitou os principais acampamentos para ver algumas partidas e causou grandes alvoroços quando apareceu no ABCD da Adidas vestindo um par de Nikes, em seguida, foi ao evento Nike All-American trajado com um modelo de tênis Adidas. Durante seu tempo de inatividade, LeBron trabalhou em sua resistência com um personal trainer. Ele também refletiu sobre quanto o basquete significava para ele. Quando ele voltou a quadra, amigos e familiares notaram que ele daria um grande salto em sua vida, pois mostrava uma determinação fora do normal.

Eles também notaram o circo que a vida do adolescente tinha se tornado, não que todos, incluindo LeBron, não estavam participando do espetáculo. SVSM fechou um acordo para transmitir todos os 10 jogos em casa pelo pay-per-view de US $ 7,95. ESPN2 concordou em televisionar a partida de dezembro da escola contra Oak Hill. O carnê de ingressos para aquela temporada subiu para US $ 125.

Nesta fase da vida dele, foi se tornando bastante óbvio para quase todo mundo que conhecia LeBron que ele logo iria jogar na NBA e provavelmente ignorar faculdade. Ansioso para maximizar o potencial de ganhos de seu filho, Gloria chamou Eddie Jackson para assumir o controle total do “Team LeBron.” A competição entre Adidas e Nike também aqueceu. Reportagens na época afirmaram que LeBron pediu um valor de US $ 25 milhões.

O Fighting Irish abriu a temporada 2002-03 depois da Ação de Graças, em casa contra Wellston. Com 2.000 espectadores lotando o ginásio SVSM, LeBron levava sua equipe a uma vitória parcial por 46-10, foi quando caiu a energia e o jogo foi suspenso. Na noite seguinte, os Irish buscaram a revanche contra George Junior Republic, em uma partida devastadora de SVSM vencendo por 101-40. LeBron foi fantástico, registrando 21 pontos, 14 rebotes, sete assistências e quatro roubos de bola.

Menos de duas semanas depois SVSM conseguiram mais uma vitória gratificante, derrotando Oak Hill por 65-45. Com Dick Vitale e Bill Walton transmitindo a partida para ESPN2, LeBron em outra grande noite, chegou a marca de 31 pontos e 13 rebotes. Vale ressaltar que 1,67 milhões de lares estavam assistindo essa partida de suas residências.

SVSM ganhou mais quatro partidas antes do aniversário de LeBron em dezembro. Entre aqueles que deram os parabéns a ele, estavam Allen Iverson e Jerome Bettis. Mas os problemas logo apareceram. Para comemorar o aniversário de seu filho, Gloria garantiu um empréstimo bancário e comprou-lhe um Hummer H2 (preço básico de US $ 50.000), com três televisores. O presente causou uma enorme controvérsia. SVSM e a Associação Atlética de HS de Ohio consideravam suspender LeBron. A mídia, por sua vez, lançou um debate nacional que ele, sua mãe e uma universidade x poderiam estar de conluio financeiros.

No entanto, LeBron não foi punido. SVSM viajou para Los Angeles onde iria enfrentar Mater Dei High School no ginásio de UCLA, em outra transmissão para a ESPN2. Anunciado como um confronto entre LeBron e D.J. Strawberry. Em um jogo divertido, os Fighting Irish ganharam por 64-58. Embora ele tenha perdido todos as nove tentativas de arremesso de três pontos, LeBron ainda conseguiu marcar 24 pontos.

Um mês depois, LeBron encontrou-se em mais uma polêmica, desta vez após aceitar duas camisas da NBA retro no valor de US $ 845 vindo de uma loja de esportes. O OHSAA agiu com pouca hesitação e anulou a sua elegibilidade. Mas LeBron logo foi procurar um modo de se defender, quando anunciou a contratação do advogado Fred Nance para obter a liberação. Nance solicitou uma liminar no Tribunal do Condado e o juiz James R. Williams, em última análise deu parecer favorável ao LeBron. A decisão veio na hora certa para ele jogar no Prime Time Shoot Out em Trenton. Ele marcou 52 pontos na vitória por 78-52 contra West Chester de Los Angeles.

Todo episódio judicial ganhou as manchetes nacionais. Pessoas que nunca tinham ouvido falar de LeBron de fato, pessoas que não tinham interesse em basquete de ensino médio, de repente estavam familiarizados com os detalhes de sua vida. Foi nesse momento que ele se tornou de fato popular no país.

LeBron tentou se concentrar no basquete e fez um bom trabalho. SVSM entrou nos playoffs estaduais com apenas uma derrota, em seguida, chegou a final da Divisão II contra Kettering Alter. Na frente de 18.454 fãs (recorde do torneio) no Ohio Value City Arena, os Irishes estavam com uma pequena vantagem indo para o último quarto. Foi quando LeBron assumiu a rédea de sua equipe e marcou os primeiros nove pontos do quarto para levar SVSM a uma vitória por 40-36. Terminando a temporada com um recorde de 24-1, o Fighting Irish recuperou o título estadual e reforçou o seu nome no campeonato nacional até hoje.

Aqui estão as estatísticas da temporada dele como sênior:

lebron-hs-stats-senior

Obs: na foto aparece um recorde de 25-1, pois no fim da temporada a primeira partida que foi suspensa contou como vitória.

Depois da sua última temporada no high school, LeBron jogou o McDonald’s All-American na Gund Arena e participou do EA Sports Roundball Classic em Chicago. Ao jogar em mais de um All-Star Game, LeBron selou seu destino e se declarou elegível para a NBA, que ficou conhecido como o “Lottery LeBron”.

Deixe uma resposta