AYTON OU DONCIC? Eis a questão

Que pergunta complicada: quem será a primeira escolha do Draft? Apostar no melhor talento disponível ou ficar receoso e ir com uma aberração física. Ou ainda querer um jogador ágil e móvel, que pode ter um bom futuro pela frente. Fora ainda o mais jovem com potencial físico imenso.

O Draft é complicado. Ter a primeira escolha não significa sucesso, vide casos recentes, com o mais emblemático de Anthony Bennett, draftado pelo Cleveland Cavaliers na primeira escolha, em 2013.

Quem será a primeira escolha?

O Phoenix Suns detém a primeira escolha. Dois alvos parecem claros. DeAndre Ayton, pivô de Arizona, e Luka Doncic, fenômeno esloveno do Real Madrid. Ayton, em entrevista, já disse que é o melhor competidor do Draft e que será a first pick. Doncic é o jogador mais pronto. Líder do fortíssimo Real Madrid, MVP da Euroleague, campeão do Eurobasket com a seleção e competindo em um nível muito maior do que no College.

Eu, sem pestanejar, iria de Doncic. Armador com altura de ala. Playmaker com ótima qualidade, chute no mínimo razoável, bom reboteiro, excelente em transição. Pontos fracos: claro que tem. Não sabemos como sua defesa será com jogador do porte físico da NBA. Como criar em jogo de meia-quadra, problema que apresentou em alguns momentos da temporada. Mas não há como duvidar do sucesso do esloveno. Talvez o europeu mais pronto vindo para a NBA em um Draft.

Ayton conta com a admiração desde os tempos de High School. Monstruoso fisicamente, não deve enfrentar uma transição tão difícil na NBA. Lembra, em alguns aspectos, Joel Embiid. Comparando os dois na NCAA, Ayton teve muito mais sucesso. O camaronês era mais cru. Teve grande evolução. O jogador de Arizona também terá.

O Draft é recheado de bons jogadores. Doncic deveria ser a primeira escolha. Veremos o que os Suns farão, podendo até trocar a escolha.

21 de junho saberemos. É bom se preparar.

Deixe uma resposta