College History – A Incrível História de Larry Bird e Indiana State

Uma das maiores riquezas contidas no college basketball é a quantidade de histórias incríveis que nunca foram contadas para você, querido leitor, que está começando a acompanhar o basquete universitário norte americano. São tantas histórias pra contar que, tivemos a brilhante ideia de criar uma série para colocar todas elas ao seu alcance.

A série denominada College History, irá trazer algumas das histórias mais lendárias que provavelmente você nunca tenha ouvido, além de curiosidades e muitas outras situações que vão levar você a entender a grandeza que existe por trás de uma das maiores ligas de basquete do mundo.

Para iniciar nossa série com chave de ouro, que tal ler um pouco sobre uma universidade pouco conhecida no Brasil, mas que revelou um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos? Gostou da idéia? Então conheça um pouco da historia de Larry Bird e Indiana State.

Indiana State – Vice Campeão nacional em 1979

Assistindo aos jogos dos Pacers contra os Cavaliers nos playoffs da NBA, sempre veremos Larry Bird, atual GM da franquia, sentado na arquibancada assistindo aos jogos. A ligação desta super estrela com times do estado de Indiana não é recente e temos uma ótima história pra contar, cujo protagonista fora o próprio Larry Bird. A temporada é a de 1978-79. A equipe é de Indiana State.
Assim começa a história de um time que perdeu apenas um jogo durante a temporada: A Final.

Elenco de Indiana State em 1978/79

No. Nome Posição Altura Ano Cidade Nasc.
5 Bob Ritter G 6–3 Jr. Indianapolis, Indiana
10 Scott Turner F 6–6 Fr. Bedford, Indiana
15 Rod McNelly G 6–2 Fr. Speedway, Indiana
20 Rich Nemcek G 6–6 Jr. Hammond, Indiana
22 Carl Nicks G 6–1 Jr. Chicago, Illinois
23 Steve Reed G 6–3 So. Warsaw, Indiana
24 Tom Crowder F 6–5 Sr. Cayuga, Indiana
30 Bob Heaton F 6–5 Jr. Clay City, Indiana
32 Eric Curry C 6–9 Jr. Chicago, Illinois
33 Larry Bird F 6–9 Sr. French Lick, Indiana
40 Brad Miley F 6–8 Jr. Rushville, Indiana
42 Alex Gilbert F 6–8 Jr. East St Louis, Illinois
44 Leroy Staley F 6–5 Sr. Tampa, Florida

O programa de Indiana State nunca foi lá essas coisas, apesar de ser uma das equipes mais antigas da NCAA, juntamente com Bucknell, Minnesota e Washington. Mas a chegada de um jogador mudou o rumo dos Sycamores, Larry Bird chegou em 1976 anotando 32.8 pontos, 13.3 rebotes e 4.4 assistências de média. Em seu segundo ano, cravou 30.0 ppg, 11.5 rpg e 3.9 apg.

Bird, a princípio jogaria em um programa maior do estado de Indiana, os Hoosiers, sob o comando do lendário técnico Bobby Knight. A escolha por Indiana State se deu por Bird preferir jogar em um lugar mais próximo de sua cidade natal, mesmo sendo uma estrela do High School e os Sycamores serem um programa pequeno. Começa ai então o maior momento da história de Indiana State University.

Indiana State era participante da 2ª Divisão da NCAA até a temporada 1977/78. Na temporada seguinte os Sycamores passaram para a 1ª Divisão na que seria a ultima temporada de Bird com a universidade (Bird jogou 3 anos com os Sycamores na 2ª divisão da NCAA). Em sua temporada de estréia na 1ª Divisão da NCAA, Bird vai além das expectativas, levando Indiana State a vencer a conferencia Missouri Valley (MVC) com recorde de 16-0. Antes de vencer a conferência, Larry Bird, digo, Indiana State passou invicta pelo calendario Non-Conference, vencendo todos os jogos e chegando ao fim da temporada regular com 29 vitórias e nenhuma derrota.

Para não dizer que não houve sustos, em uma partida contra New Mexico State, os Sycamores estavam perdendo por 83-81, NMSU tinha um lance livre para cobrar e errou. Brad Miller pegou o rebote, passou a bola para Bob Heaton que acertou um 50-foot shot para levar o jogo direto para a prorrogação (lembrando que na época não havia linha de três pontos). Indiana State acabou vencendo a partida no overtime por 91-89.

Com uma temporada perfeita, ISU chegou ao topo do país sendo considerado o melhor time pela AP e recebendo da NCAA a seed No 1, ISU chegou ao torneio da NCAA como favorita, passando por Virginia Tech (86-69), Oklahoma (93-72) e Arkansas (73-71) para chegar ao Final Four. Este feito incrivel de um estreante no NCAA Tournament chegar ao Final Four foi realizado apenas por três equipes até hoje: Charlotte 49ers em 1977 (que tinha outro Celta na liderança, Cedric Maxwell), Georgia Bulldogs em 1983 (Que um ano antes teve Dominique Wilkins como principal jogador da equipe) e Indiana State.

Torneio da NCAA 1979 

3/11/1979 No. 1 vs. Virginia Tech(8)
NCAA Second Round
W 86-69 30-0 (16-0) Allen Fieldhouse
Lawrence, Kansas
   
3/15/1979 No. 1 vs. No. 16 Oklahoma(5)
NCAA Regional Semifinal
W 93-72 31-0 (16-0) Allen Fieldhouse
Lawrence, Kansas
   
3/17/1979 No. 1 vs. No. 5 Arkansas(2)
NCAA Regional Final
W 73-71 32-0 (16-0) Riverfront Coliseum
Cincinnati, Ohio
   
3/24/1979 No. 1 vs. No. 6 DePaul(2)
NCAA Final Four
W 76-74 33-0 (16-0) Special Events Center
Salt Lake City, Utah
3/26/1979 No. 1 vs. No. 3 Michigan State(2)
NCAA National Championship
L 64-75 33-1 (16-0) Special Events Center
Salt Lake City, Utah

No Final Four, Indiana State derrubou DePaul por 76-74, jogo esse que Larry Bird teve uma atuação excepcional fazendo 35 pontos. A grande final nacional seria nada mais, nada menos contra Michigan State de um tal de Earvin ‘Magic’ Johnson.

Jud Healthcoate, treinador de MSU, armou o jogo dos Spartans voltado para impedir Bird de jogar no seu melhor nível. Esta foi a estratégia montada. Larry anotou “apenas” 19 pontos neste jogo e se viu obrigado a colocar suas forças na defesa. Bird, apesar dos 13 rebotes, saiu de quadra com 7-21 FG. A leitura de Jud estava correta: “Parando Bird, eu paro os Sycamores”. Magic Johnson anotou 24 pontos, aproveitando 8 dos 15 arremessos tentados, além de seus 7 rebotes e 5 assistências. Magic Johnson acabou sendo eleito o Most Outstanding Player do torneio.

Final Nacional de 1979 Michigan State x Indiana State (Magic Johnson vs Larry Bird)

A incrível temporada de Indiana State em 1978/79, entrou para a história do college basketball como a melhor campanha de um estreante no torneio da NCAA. Charlotte 49ers e Georgia Bulldogs times que também foram longe no torneio, não chegaram à final como foi o caso de Indiana State. Foi uma pena que a Cinderela não terminou coroada com o título nacional.

Apenas quatro programas podem quebrar o feito de Indiana State, caso consigam chegar ao NCAA Tournament e vencer o torneio, já que nunca foram desde 1948: Army, The Citadel, St. Francis Brooklyn e William & Mary. Northwestern, conseguiu na temporada passada, 2016-17, chegar ao torneio da NCAA pela primeira vez em sua história, caindo no Second Round (Round of 32) para Gonzaga. Com isso, Indiana State segue sendo a história viva.

Com as saídas de Creighton (2013) e Wichita State (2017) da Missouri Valley (MVC), as chances aumentam muito de novamente vermos Indiana State figurando em Março. A última vez em que os Sycamores estiveram no NCAA Tournament foi em 2011. Naquele ano, caíram no segundo round para Syracuse.

O vídeo abaixo é o jogo entre Indiana State x Michigan State para quem queira apreciar. Disponibilizado pela NCAA on Demand, um canal oficial interessante da NCAA que traz jogos históricos.

4 comentários sobre “College History – A Incrível História de Larry Bird e Indiana State”

  1. Pingback: College History – A Historia de UNLV e o Titulo Nacional em 1990 – Live College Brasil

  2. Pingback: College History – Gregg Popovich e Seu Início em Air Force – Live College Brasil

  3. Eu acompanho esportes universitários dos USA desde 2015 e já li muitos textos sobre o assunto. Esse texto foi disparado o melhor texto sobre qualquer college sports que eu já li! Muito obrigado por trazer um texto tão bom aos olhos de muitas pessoas! Go Celtics!

  4. Pingback: College History – A Batalha Por Nevada – Live College Brasil

Deixe uma resposta