College History – Conheça a história da universidade de Texas Tech

Texas Tech University ou TTU está muito perto de quebrar uma sequência de 13 títulos seguidos de Kansas na temporada regular da Big 12. Como é uma universidade um tanto quanto esquecida dentro da Big 12, vamos conhecer um pouco mais sobre ela.

Assim como TCU, Texas Tech fica localizada no estado do Texas, mais precisamente na cidade de Lubbock e é a sexta maior universidade do estado. O início da universidade foi com uma confusão sobre o local. Primeiro criaram a Texas A&M em Abilene e depois seria criada uma nova universidade. O Governador da época James Ferguson foi quem escolheu o local em 1917, mas posteriormente, em 1919, descobriram que ele burlara uma lei quando fora escolher o local.

O Governador Pat Neff resolveu criar uma universidade completamente nova depois desse episódio no ano de 1923. Um comitê (diferente do comitê que escolheu Texas A&M) viu a cidade de Lubbock com bons olhos e, em Novembro de 1924, começou a construção. Após concluir o Administration Building, uma multidão de quase 20 mil pessoas foi prestigiar a inauguração da universidade. Em Outubro de 1925, quando TTU começou seu funcionamento, contava com 914 estudantes.

Por volta dos anos 60, Texas Tech quase ganhou um novo nome. A mudança seria para Texas State University e, embora que a maioria dos estudantes tenha apoiado a ideia, os diretores da universidade decidiram manter como Texas Tech. Outros nomes foram sugeridos, como: University of Southwest, Texas University of Art, dentre outros, mas foram prontamente negados.

No ano de 1961, a universidade aceitou 3 estudantes negros. Como era o triste costume nesta época, houve rejeição generalizada, mas a TTU queria se ver livre desse preconceito. Em 1967 aceitaram o primeiro jogador negro, Danny Hardaway, e em 1970 a primeira aluna com doutorado: Hortense Dixon.

College Basketball

Lendário treinador Bob Knight

O programa de basquete começou junto com a fundação de TTU. Os Red Raiders perderam seus 3 primeiros jogos e conseguiram sua vitória inaugural contra Sul Ross University. Nunca conseguiram tanto sucesso no College Basketball, mas a melhor fase foi sob o comando de Bob Knight. Bob conseguiu o feito de ter uma campanha de 138-82 ao longo de sua jornada com os Raiders e ainda alcançou uma Sweet Sixteen em 2005. “The General”, como Bob era conhecido, é o terceiro técnico com mais vitórias na história da NCAA com 899 vitórias. Atrás apenas de Mike Krzyzewski (1091) e Jim Boeheim (1021). Quando Knight se aposentou, ele ainda era o primeiro da lista.

Os Red Raiders não possuem muito sucesso na Big 12. TTU tem record dentro da Big 12, na temporada regular, de 135-226 incluindo esta temporada. A universidade está bem próxima a quebrar uma hegemonia de 13 temporadas de Kansas. Se a temporada terminasse hoje, Texas Tech e Kansas dividiriam o titulo da conferência, e essa seria o primeiro titulo de Tech desde 1996, quando venceu a temporada regular e o torneio da SWC (Southwest Conference).

O grande destaque nessa temporada é Keenan Evans. O jogador tem médias de 18.7 pontos, 3.0 rebotes e 3.4 assistências por jogo. Outro ponto relevante é o técnico Chris Beard. Beard ganhou extrema notoriedade em sua passagem por Arkansas Little-Rock, quando venceu Purdue no torneio da NCAA em 2016. Na temporada seguinte aceitou ser técnico de UNLV, mas duas semana depois trocou UNLV por Texas Tech. Coach Beard transformou um dos piores times da Big 12 num contender e de quebra na terceira melhor defesa ajustada do país.

Keenan Evans é um dos destaques de Texas Tech nessa temporada

Texas Tech não tem tanta tradição em enviar jogadores que se consagraram na NBA. O jogador mais conhecido de Texas Tech que passou pela NBA foi Tony Battie. Ao todo foram 12 jogadores que saíram de TTU e chegaram na NBA, sendo Joshia Gray, do Phoenix Suns, o único em atividade.

Ainda restam cinco jogos para os times da Big 12. Temos três times na briga pelo título: Texas Tech (10-4), Kansas (10-4) e West Virginia (8-6). Texas Tech tem o seguinte calendário: at Oklahoma State, vs Kansas, at West Virginia e vs TCU. Kansas: vs Oklahoma, at Texas Tech, vs Texas e at Oklahoma State. Já West Virginia finaliza a temporada regular assim: at Baylor, vs Iowa State, vs Texas Tech e at Texas. Kansas joga mais vezes contra times ranqueados, enquanto WVU e TTU têm mais partidas fora de casa. Um final de temporada e tanto para a Big 12.

Deixe uma resposta