Once Upon a Time – A história de Paul Pierce em Kansas

Um dos maiores ídolos recentes do Boston Celtics, Paul Pierce, está se aposentando do basquete nesta temporada. Obviamente, sua história é uma lenda entre os fãs da NBA e principalmente dos fãs da franquia mais vencedora da liga, os Celtics. Mas a pergunta que te faço é: Você sabe de qual Universidade veio Paul Pierce? Bem, pelo titulo do texto você já descobriu. Mas e a história dele em Kansas, você conhece? Não? Então confira nesta matéria um resumo de como foi o período de recrutamento e os três anos de Paul Pierce na Universidade mais tradicional dos EUA.

O recrutamento de Paul Pierce

Nativo de Oakland, na Califórnia, Paul Pierce foi um dos recrutas mais cobiçados dos EUA. Naturalmente, ele atraiu o interesse das melhores universidades do país como Kentucky e Duke por exemplo. A Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) era a grande favorita para ter um compromisso de Pierce no começo de seu recrutamento, mas a vontade de amadurecer longe da família pesou na hora da decisão do ala.

Embora essa tenha sido uma decisão difícil, sair da Califórnia se mostrou uma decisão acertada. Saindo do ensino médio como um All-American, Pierce se comprometeu com o então treinador de Kansas, Roy Williams, hoje treinador de North Carolina, dando inicio ao que seria uma carreira incrível numa das mais tradicionais universidades dos EUA.

Uma carreira de sucesso em Kansas

Como um novato em Kansas, Paul era exatamente a parte que faltava para um time entrosado, mas que carecia de talento no ataque. Em seu primeiro ano como titular dos Jayhawks, ele calculou uma média de 12 pontos por jogo, além de 5,8 rebotes, 1,8 assistências e 1,3 roubos de bola. Pierce ainda estava se adaptando ao estilo de jogo praticado no nível universitário e foi melhorando ao longo da temporada.

Neste ano, Kansas venceu a temporada regular da Big 8 Conference (Hoje conhecida como Big 12), alcançando o Elite Eight no march madness quando foram eliminados depois de perder para Syracuse. Pierce terminou o ano sendo eleito o Co-Freshman of the Year ao lado de outra lenda da NBA, Chauncey Billups.

No ano seguinte, Paul voltou ainda melhor. Sua média de pontos deu um salto para 16,3 por partida, passando a ser um dos jogadores mais importante no time. Kansas dominou completamente a recém criada conferencia Big 12, perdendo apenas uma partida durante toda a temporada regular. A equipe acabou sendo a campeã da temporada regular e do torneio da conferencia, e devido a esse sucesso na temporada, os Jayhawks obtiveram uma seed nº 1 no Torneio da NCAA, mas os sonhos de um títulos nacional foram interrompidos novamente de forma precoce.

O jogo em questão aconteceu no Sweet 16, quando Kansas encontrou Mike Bibby, Jason Terry (futuro companheiro nos Celtics de Paul) e o eventual campeão nacional Arizona Wildcats. Paul Pierce foi fantástico nesse jogo, marcando 27 pontos além de 11 rebotes, mas não foram suficiente contra a boa equipe de Arizona, que seria campeã nacional naquele ano depois de vencer North Carolina no final four e Kentucky na grande final. Apesar da derrota dolorosa, Paul manteve a cabeça no lugar e prometeu tentar novamente no ano seguinte.

No ano de 1997-98, Paul já era um Junior (3º ano universitário) e mais uma vez, ajudou os Jayhawks a dominarem a conferencia Big 12. A equipe perdeu apenas uma vez na temporada regular da conferencia (justamente contra o maior rival Missouri) ficando com um recorde de 15 vitórias e 1 derrota. Mais uma vez ganharam o título da temporada regular e fizeram o mesmo no torneio da Big 12, ganhando pelo segundo ano consecutivo a seed nº 1 no Torneio da NCAA.

Os Jayhawks começaram seu torneio Vencendo Prairie View A&M por 110-52. No segundo round uma das grandes zebras aconteceu quando Kansas foi derrotado pela Universidade de Rhode Island. Paul Pierce teve mais uma vez grande atuação por sua equipe fazendo 23 pontos.

Paul e os Jayhawks estavam completamente chateados e frustrados por mais um ano sem conquistar o grande sonho, o titulo nacional.

Apesar de um final de temporada decepcionante em Kansas, essa foi uma temporada fantástica para Paul Pierce que individualmente teve um desempenho muito acima da média. Com mais de 20 pontos por jogo em sua terceira temporada com a universidade, Pierce foi escolhido para o First Team All-Big 12, Associated Press First Team All-American além de ter sido finalista em alguns dos prêmios mais importantes no College Basketball como o John Wooden Award e o Naismith College Player of the Year.

Depois de três anos em Kansas e com a inevitável saída de outros dois excepcionais jogadores da equipe (Jacque Vaughn e Raef LaFrentz) Pierce se inscreveu no Draft da NBA em 1998.

Paul Pierce é até hoje um dos 10 maiores cestinhas da história da Universidade do Kansas (1.786 pontos no total) e teve sua camisa (#34) aposentada pela universidade.

Confira seus Highlights nos tempos de Kansas

1 comentário sobre “Once Upon a Time – A história de Paul Pierce em Kansas”

  1. Pingback: Análise de Recrutamento – Kentucky consegue mais um recruta 5 estrelas – Live College Brasil

Deixe uma resposta