College History – Evansville e Jerry Sloan?

Jerry Sloan vem de família humilde e perdeu o pai cedo (Sloan tinha apenas 4 anos de idade). Ele era o mais novo entre as dez crianças. Os irmãos mais velhos largaram o basquete porque teriam que trabalhar para sustentar a família. Então resolveram investir no basquete de Sloan. Isso Jerry conta no início de seu discurso quando entra para o Hall of Fame em 2009.

Jogando no High School por McLeansboro, Sloan gostaria de ter ido para Universidade de Illinois, o que não deu muito certo. Isso fez com que Jerry retornasse a sua cidade para repensar o que faria da vida. Numa decisão em conjunto com seu técnico dos tempos de escola, eles viram uma boa oportunidade jogando por Evansville. Assim, Jerry Sloan e Evansville se interligam.

Antes dessa época, Evansville era um time da NAIA (National Association of Intercollegiate Athletics) e em 1955 foi para NCAA College Division, que atualmente se chama NCAA Division II. Sloan chegou em 1962 a Evansville e conseguiu vencer a Division II com sua equipe nos seus últimos dois anos, que foram em 1964 e 1965. Na sua temporada final com Evansville, a campanha foi de 29 vitórias e nenhuma derrota. A partir do ano de 1977, os Purple Aces entrariam para a Division I, onde estão até hoje, fazendo parte da conferência Missouri Valley.

Logo após se aposentar como jogador do Chicago Bulls, Jerry Sloan aceitaria o cargo de técnico do time de Evansville em 1976. Em questão de cinco dias, Sloan desistiu do cargo para voltar a Chicago, onde teve sua camisa aposentada (a primeira da história da franquia). Ele voltou como assistente técnico. No ano de 1977, um acidente de avião aconteceu com todo o time de Evansville presente. Sloan estaria naquele avião caso tivesse continuado com a equipe. Todos no avião faleceram.

No ano de 1979, Sloan se tornaria head coach do Bulls, no qual sairia em 1982. Entre 1985-88, Jerry foi para o Jazz regressando ao cargo de assistente técnico. 1988, o ano que assumiria o time do Jazz ficando até 2011.

Seu legado na NBA é muito maior que no College. Vários recordes, marcas e feitos estabelecidos na liga e no Jazz.

O link abaixo é o vídeo de Jerry Sloan discursando no HoF.

Deixe uma resposta