Fique De Olho #04 – Ethan Happ

No ano de 2014, o treinador principal de Wisconsin, Bo Ryan, estava fazendo seu recrutamento rotineiro pelo estado de Illinois, atrás de jovens talentos para compor o fortíssimo time de Wisconsin. E na cidade de Taylor Ridge, encontrou uma escola que abrigava um garoto alto, magro e muito habilidoso no garrafão. Bo Ryan e seu assistente Greg Gard, ficaram muito impressionados, lhe oferecendo uma bolsa de estudos para jogar nos Badgers. A resposta do garoto? Bem, você já sabe né.

Nome: Ethan Happ
High School: Rockridge High School
Universidade: Wisconsin
Altura: 2,08 m (6’10”)
Posição: Ala pivô/Pivô (PF/C)
O Recrutamento de Happ

Ethan Happ foi um recruta da classe de 2014 e foi classificado pelos principais scouts nos EUA como um recruta 3 estrelas. Aliás, Happ recebeu apenas uma oferta de universidades da 1ª divisão, justamente Wisconsin. A falta de visibilidade de sua escola e do próprio Happ nos circuitos tradicionais do High School fez com que o garoto da Rockridge High School ficasse escondido da maioria dos treinadores.

Bo Ryan ignorou os scouts e recrutou Happ para fazer parte do time de Wisconsin, que viria a ser vice campeão nacional naquele ano, perdendo apenas para Duke na final nacional.

Redshirt Freshman

Apesar de ter entrado na universidade em 2014, Happ só estreou com o time na temporada 2015-16. A explicação para isso está em Happ ter sido redshirt na temporada em que chegou na universidade. Uma coisa normal para muitos novatos que chegam sem muito hype. Numa era em que é cada vez mais frequente o “One And Done”, ser redshirt ainda é uma coisa que acontece muito nas universidades incluindo as mais tradicionais.

Em seu primeiro ano jogando com o time, Happ foi titular desde a primeira partida. Sua versatilidade para pontuar no garrafão era uma das coisas mais impressionantes que se via na Big Ten. Muitos se perguntavam de onde havia saído Ethan Happ. Enquanto as perguntas surgiam, Happ evoluía ainda mais a cada jogo. Na defesa, Happ se mostrava experiente e fazendo um excelente trabalho na criação de turnovers além de belos tocos nos adversários.

Nada mal para um primeiro ano não é?

Em 2015-16, ele jogou por cerca de 27 minutos em cada partida, e contribuiu com 12,4 pontos e 7,9 rebotes por jogo com um respeitável 53,8% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Na defesa, ele conseguiu uma média de 1 toco por partida além de 2 roubos por jogo.

Graças a esse desempenho fantástico em seu primeiro ano, Ethan Happ foi nomeado para o Prêmio Big Ten Freshman of the Year além de ser nomeado também para as equipes Big Ten Third Team, Big Ten All Freshman Team e Big Ten All Defensive Team.

Reconhecimento Nacional

Em seu segundo ano jogando por Wisconsin, Happ aumentou suas médias para 14,0 pontos e 9,0 rebotes por jogo além de incríveis 58,8% nos arremessos de quadra. Seu tempo em quadra aumentou para pouco mais de 28 minutos por jogo, e ele conseguiu contribuir com 1,2 tocos e 1,8 roubos de bola por jogo na defesa. Com uma atenção especial das defesa sobre Happ nesta temporada, sua capacidade de passar a bola começou a aumentar consideravelmente. Pelo aumento do numero de assistências de uma temporada para outra isso ficou evidente (1,3 apg em 2015-16 e 2,8 apg em 2016-17)

Ao final da temporada, Happ foi nomeado para as equipes All Big Ten First Team e Big Ten All Defensive Team. Além destes prêmios na conferencia Big Ten, Happ também foi nomeado para a All-American Third Team pela AP, NABC e a Sporting News.

Expectativas para seu Junior Year

Para a próxima temporada em Wisconsin, Ethan Happ já é um candidato para o prêmio mais importante na conferencia, o Big Ten Player of the Year. Com as saídas de Bronson Koenig e Nigel Hayes, Ethan Happ agora é o principal jogador de um time muito jovem, porém extremamente talentoso.

A maior fraqueza de Happ neste momento em sua carreira é que ele não conseguiu evoluir um arremesso de média e longa distancia um minimo consistentes. Se Happ conseguir melhorar este fundamento, se tornará a ameaça mais mortal em todo o College Basketball. Apesar disso, Happ tem um alto QI de basquete e sua habilidade para jogar em torno do aro fazem dele um jogador muito visado pelas defesas adversárias.

Assim como as defesas adversárias, fique de olho em Ethan Happ!

Fonte estatísticas: ESPN / NCAA

3 comentários sobre “Fique De Olho #04 – Ethan Happ”

  1. Pingback: Fique De Olho #07 – Markus Howard – Live College Brasil

  2. Pingback: Preview 2017 – Big Ten Conference – Live College Brasil

  3. Pingback: [Junior Year] Conheça os terceiro anistas que serão destaques nesta temporada – Live College Brasil

Deixe uma resposta