Preview 2017 – ACC

Chegamos ao nosso último preview de conferência. A ACC (Atlantic Coast Conference) é sem dúvidas a melhor conferência do college basketball há muitos anos por conter as universidades mais fortes e que melhor recrutam atletas do high school. Isso sem dúvidas ajuda muito a manter essa conferência sempre no topo. Um exemplo de que a ACC é realmente a mais forte de todas as conferências está no fato de na temporada passada ter enviado 8 equipes para o march madness (e olha que Syracuse ficou de fora por muito pouco), quando na verdade as outras grandes conferências enviaram no máximo 6 equipes para o torneio. Mas chega de delongas e vamos logo ao que interessa.

O preview desta conferência com análise detalhada de cada equipe estará no podcast que você encontra logo abaixo. Nesse podcast, Rodrigo Lazarini, Leonardo Sasso e Italo Vieira comentaram suas expectativas para a temporada na conferência, quais times devem ir ao march madness, quem deve levar o prêmio de melhor atleta, calouro e técnico.

Ainda não viu nossos outros previews com podcasts? Confira.

Conheça as 10 melhores equipes mid-major do College Basketball
Saiba quais são os 25 atletas de mid-major que você precisa conhecer
Saiba tudo sobre a conferência Atlantic-10 (A-10)
Saiba tudo sobre a conferência American Athletic (AAC)
Saiba tudo sobre a conferência Big-12 
Saiba tudo sobre a conferência Big Ten
Saiba tudo sobre a conferência PAC-12
Saiba tudo sobre a conferência SEC 
Saiba tudo sobre a conferência ACC

Podcast com a análise individual para cada equipe da conferência ACC
Power Ranking Live College BR

1- Duke Blue Devils
2- Miami Hurricanes
3- Louisville Cardinals
4- North Carolina Tar Heels
5- Notre Dame Fighting Irish
6- Virginia Cavaliers
7- Virginia Tech Hokies
8- Florida State Seminoles
9- NC State Wolfpack
10- Wake Forest Demon Deacons
11- Georgia Tech Yellow Jackets
12- Clemson Tigers
13- Syracuse Orange
14- Boston College Eagles
15- Pittsburgh Panthers

Conheça o sempre grande favorito para vencer a ACC

Duke Blue Devils (27 vitórias e 8 derrotas na temporada 2016-17)

Duke é novamente a equipe favorita para vencer a conferência ACC graças ao excepcional recrutamento (de novo) feito pelo treinador hall of fame Mike Kriszewski. Como na temporada passada, a equipe é a numero 1 no ranking da AP, mas isso não significa nada já que a equipe morreu na praia e nunca confirmou todo o favoritismo depositado em si. Nesta temporada Grayson Allen será o cara da equipe (de novo), e ficar longe de polêmicas é uma obrigação para Allen se ele ainda pensa em ser escolhido no próximo draft. A equipe perdeu praticamente o time inteiro e dos principais jogadores do ano passado, apenas Marques Bolden retornou.

Para reconstruir a equipe, coach K recrutou alguns dos melhores jogadores do high school, entre eles Marvin Bagley III, provável escolha top 3 do próximo draft. Além de Bagley, Trevon Duval, melhor armador da classe de 2017, Gary Trent Jr., filho do grande Gary Trent que jogou em Cleveland e Wendell Carter Jr., ala pivô muito dominante no garrafão, deverão formar um dos melhores times de calouros da história do college. Pelo menos no papel.

Sleeper da conferência: Saiba quem pode surpreender na ACC nesta temporada

Notre Dame Fighting Irish (25 vitórias e 9 derrotas na temporada 2016-17)

A universidade de Notre Dame vai na contramão do que Duke costuma fazer que é manter os atletas por 3 ou até 4 anos no college. Obviamente que isso não é uma decisão da universidade e sim dos atletas, mas está claro que a filosofia do treinador Mike Brey em recrutar atletas não tão conhecidos no high school e prepara-los para a NBA a longo prazo tem dado muito certo.

Da temporada passada, apenas Steve Vastúria e V.J. Beachem, que foram grandes contribuintes para a equipe, saíram da universidade por ter se graduado. Em compensação, Matt Farrel, armador da equipe, está de volta e terá ao seu lado um dos melhores atletas da conferência ACC, Bonzie Colson. Além destes atletas, Temple Gibbs, um armador que atuou bem na temporada passada, terá muitos minutos neste ano e ainda podemos citar DJ Harvey Jr., ala calouro que deve ser um dos melhores freshmen da ACC. Esse time é muito melhor do que alguns imaginam.

Coach of the Year: Conheça o principal candidato ao prêmio de melhor treinador na conferência ACC

Mike Krzyzewski – Duke

Depois de um grande recrutamento vai ser difícil Mike Krzyzewski, conhecido carinhosamente como Coach K, perder esse prêmio. Na verdade, com Grayson Allen no time e cercado de calouros extremamente talentosos, Coach K tem novamente uma chance real de alcançar o titulo nacional, feito que conseguiu em 2015, quando tinha um time cheio de calouros e com alguns veteranos importantes, assim como nesta temporada. Fiquemos de olho.

Menção Honrosa: Mike Brey – Notre Dame | Jim Larrañaga – Miami

Freshman of the Year: Conheça o principal candidato ao prêmio de calouro do ano na conferência ACC

Marvin Bagley III – Duke

Melhor atleta do high school na classe de 2018, Bagley tomou a decisão de se reclassificar para a classe de 2017, antecipando assim sua possível entrada na NBA, uma decisão cada vez mais comum de atletas do high school.

Bagley tem atualmente 2,10 m e é considerado por muitos como o melhor atleta vindo do high school desde Anthony Davis em 2011. Além de toda essa badalação, o jogador também é muito comparado a outra grande estrela da NBA, Chris Bosh, por ter um estilo de jogo muito semelhante. Ótimo jogando no post, sabe criar seu próprio arremesso, extremamente versátil, muito ágil para seu tamanho, corre muito bem a quadra e é um daqueles jogadores que sabe causar dano ao adversário quando está dentro do garrafão.

Fraquezas? Sim, como qualquer garoto de 18 anos saindo do high school, sempre há o que melhorar. Mas a grande questão com Bagley é justamente ele não ter uma “grande fraqueza”, o que o torna o melhor prospecto possível para a NBA em muitos anos.

Menção Honrosa: Lonnie Walker – Miami | Nickeil Alexander-Walker – Virginia Tech

Player of the Year: Conheça o candidato a melhor atleta da conferência ACC

Grayson Allen – Duke

Não há dúvidas de que estamos falando de um atleta diferenciado. Grayson Allen é um dos melhores ala-armadores da NCAA nesta temporada e por incrível que pareça ele ainda aparece na primeira rodada de muitos mocks, o que evidencia que é um talento especial apesar das polêmicas e de ser um senior.

Como já foi falado no decorrer da matéria, Allen é um ala-armador muito versátil e que possui um extinto ofensivo muito acima da média e que terá um verdadeiro arsenal ofensivo ao seu lado graças aos calouros “one and done” que mais uma vez Duke recrutou. Com tanto talento junto, alguém terá de liderar esse time e Grayson Allen será o responsável por isso. O sucesso do time estará interligado com o de Allen e a mesma coisa acontecerá no caso de um insucesso.

Menção Honrosa: Bonzie Colson – Notre Dame | Bruce Brown – Miami

Deixe uma resposta