Preview 2017 – Atlantic-10 Conference

Depois de falarmos sobre as melhores universidades mid-major e de analisarmos os 25 melhores atletas destas conferências, chegou a hora de começarmos com os previews individuais para as melhores conferências no College Basketball.

A primeira conferência a ter um preview nesta temporada foi a Atlantic-10, uma das conferências mais interessantes do college pelo grande nível de competitividade entre as equipes. Graças ao bom nível técnico apresentado pelas equipes, a A-10, como é chamada, costuma levar de duas a três equipes para o march madness, uma das poucas conferências mid-major a ter esse privilégio.

O preview desta conferência com análise detalhada de cada equipe estará no podcast que você encontra logo abaixo. Nesse podcast, Leonardo Sasso, um dos maiores especialistas em Mid-Major no Brasil, Italo Vieira e Rodrigo Lazarini comentaram suas expectativas para a temporada na conferência, quais times devem ir ao march madness, quem deve levar o prêmio de melhor atleta, calouro e técnico.

Podcast com a análise individual para cada equipe da conferência A-10
Power Ranking Live College BR

Nesta temporada, resolvemos classificar as universidades da conferência em três grupos diferentes que são: As Favoritas, as que podem surpreender e as que não devem ir muito longe. Confira:

Favoritas:

1- Rhode Island Rams
2- VCU Rams
3- Dayton Flyers
4- St. Bonaventure Bonnies

Podem Surpreender:

5- Saint Louis Billikens
6- Saint Joseph’s Hawks
7- George Washington Colonials
8- Davidson Wildcats
9- George Mason Patriots
10- Richmond Spiders

Não vão a lugar algum:

11- La Salle Explorers
12- Massachusetts Minutemen
13- Fordham Rams
14- Duquesne Dukes

Super favorita? Conheça a equipe candidata a vencer tudo dentro conferência A-10

Rhode Island Rams (24 vitórias e 9 derrotas na temporada 2016/17)

A equipe começa a temporada como começou a temporada passada: Super favorita. A diferença é que as outras universidades tiveram perdas sentidas e a apesar de ser cedo para analisar, a reposição parece não ter sido a altura. Mas para os Rams a coisa não mudou muito da última temporada para esta, apesar de ter perdido dois atletas importantes na temporada passada.

A diferença está na equipe como um todo. Rhode Island é uma equipe que roda bastante o elenco e tem muitas opções. Hassan Martin, melhor defensor da A-10 na temporada passada se formou assim como Kuran Iverson, companheiros de garrafão que juntos, somavam 22 pontos por partida além de serem importantíssimos para o esquema de jogo da equipe. Apesar da saída destes dois atletas, os Rams parecem ter uma excelente peça para reposição dentro da equipe, Cyril Langevine, um sophomore que teve médias de 3,2 pontos e 4,5 rebotes por jogo na temporada passada como calouro e deve ganhar muitos minutos nesta temporada.

Ainda podemos citar outro sophomore que também teve muito destaque na temporada passada, Jeff Dowtin, eleito para o time de calouros da conferência e que atua como armador. Mas a grande estrela do time deve ser E.C Matthews, um senior que também deve concorrer ao prêmio de melhor jogador da conferência. Matthews teve médias de 15,0 pontos e 4,3 rebotes por jogo atuando na ala e deve ser ainda mais utilizado agora que a equipe perdeu jogadores chaves.

Sleeper da conferência? Conheça a equipe sensação do recrutamento e que promete muito

Saint Louis Billikens (12 vitórias e 21 derrotas na temporada 2016/17)

Saint Louis é uma daquelas equipes da conferência que nos últimos anos caiu no ostracismo e por falta de boas equipes e atletas de bom nível, acabou sendo relegada as posições de equipe do “não vai a lugar algum”. Mas nesta temporada a coisa deve mudar de figura e isso se deve ao excelente recrutamento que a equipe fez e está fazendo com os melhores atletas do high school.

Para esta temporada são dois atletas top-100 do ranking da ESPN comprometidos com Saint Louis, Jordan Goodwin e Hasahn French. Ambos colocam Saint Louis num patamar alto e dão aos fãs da universidade uma esperança muito grande de que a equipe possa voltar ao march madness, fato que não ocorre desde 2014. Saint Louis tem uma equipe muito jovem e que sofreu bastante na última temporada, mas a adição dos dois calouros, pode se traduzir em adição de talento e consequentemente, de vitórias. Quem sabe onde pode chegar Saint Louis na temporada? O céu é o limite, mas no momento uma quinta colocação já parece ser muito bom para esta equipe.

OBS: Saint Louis continua recrutando muito bem e já possui novamente um recruta comprometido altamente classificado nos rankings da classe de 2018 além de muito elogiado. Fique de olho em Saint Louis, pois uma era pode estar se iniciando na A-10.

Coach of the Year: Conheça o principal candidato ao prêmio de melhor treinador na conferência A-10

Dan Hurley, Rhode Island

Archie Miller, ex-treinador de Dayton foi o grande vencedor do prêmio de melhor treinador da A-10 na temporada passada e muito se deve a grande temporada que a equipe teve sob seu comando. Agora que Miller se foi para Indiana e Dayton se enfraqueceu para esta temporada, Dan Hurley surge como grande favorito para o prêmio.

Com o contrato recém renovado e com uma grande equipe nas mãos, Hurley deve levar os Rams ao titulo da temporada regular e possivelmente do torneio conferencional, titulo inclusive que venceu na temporada passada, garantindo a participação de Rhode Island no march madness.

Menção Honrosa: Mark Schmidt, St Bonaventure

Freshman of the Year: Conheça o principal candidato ao prêmio de calouro do ano na conferencia A-10

Jordan Goodwin, Saint Louis

Jordan Goodwin é o melhor recruta da conferência A-10 classificado nos principais top-100 de recrutamento dos EUA. Esse fato por si só já faz Goodwin ser apontado como o provável freshman of the year. Mas nas últimas temporadas, ser o melhor recruta classificado em rankings não tem ajudado muito e normalmente o vencedor é sempre um calouro desconhecido da mídia ou um que ninguém imaginava.

Na última temporada, De’Riante Jenkins de VCU e DeJon Jarreau de Umass, ambos presentes no top-100 da ESPN, eram amplamente apontados como favoritos ao prêmio e no final acabaram vendo De’Monte Buckingham, um calouro desconhecido de Richmond ser o calouro do ano na A-10.

Menção Honrosa: Daron Russell, Rhode Island

Player of the Year: Conheça o candidato a melhor atleta da conferencia A-10

Jaylen Adams, St Bonaventure

Um dos jogadores mais incríveis da última temporada na A-10, Jaylen Adams surge como principal candidato ao prêmio de melhor jogador da conferência. O armador de St Bonaventure foi o segundo maior cestinha da conferência só atrás de Jack Gibbs com 20,6 pontos por jogo além de 6,5 assistências e terminou a temporada sendo premiado para a seleção ideal da conferência e ajudando a levar sua equipe a quinta colocação da conferência.

Com a saída de Tj Cline e Jack Gibbs que se formaram, Adams que vai ser um senior (último ano de universidade) tem tudo para levar o mais desejado prêmio individual da conferência. Após a boa atuação com a equipe na temporada passada, Adams passou a ser citado em muitos mocks draft e tem seu nome fortemente ligado a NBA. Fique de olho, pois falaremos muito de Jaylen Adams nesta temporada.

Menção Honrosa: Peyton Aldridge, Davidson
E.C. Matthews, Rhode Island