Preview 2018-19 | #26 Marquette Golden Eagles

O LiveCollegeBR segue com sua série de previews para a temporada 2018/19 agora com Marquette Golden Eagles, universidade que revelou Dwyane Wade e Jimmy Butler entre outros, e que deverá ter aquele que provavelmente será um dos maiores cestinhas da NCAA nessa temporada. Confira!

Informações sobre a Universidade

Localização:  Milwaukee, Wisconsin
Treinador:  Steve Wojciechowski
Conferência: Big East
Recorde 2017/18: 21 vitórias e 14 derrotas no geral (9 vitórias e 9 derrotas na Big East)
Saídas Importantes: Andrew RowseyHaanif Cheatham
Chegadas de Impacto: Joey Hauser (calouro top-100), Joseph Chartouny (transferência de Fordham)

Como foi na temporada passada

Marquette é uma tradicional universidade da conferência Big East e teve uma temporada 2017/18 muito instável, ficando sem a vaga para o torneio da NCAA. A equipe como um todo foi excepcional ofensivamente, mas defensivamente um desastre. Isso fica claro quando olhamos os números da equipe: 78,5 pontos sofridos por partida (312º), 31,9 rebotes por jogo (330º). Por outro lado, a equipe teve média de 81 pontos por jogo, a 31ª da nação. Isso explica muito dos motivos da tal instabilidade que disse acima.

Os destaques da equipe foram sem dúvidas os dois armadores do time: Markus Howard e Andrew Rowsey. Ambos de baixa estatura para a posição, tiveram médias de 20 pontos por jogo cada e foram responsáveis diretos pelo ataque da equipe. Howard inclusive conseguiu durante a temporada marcar 52 pontos contra Providence, e quebrou o recorde da universidade. Além dos dois, a equipe teve também em Sam Hauser mais uma peça importante no perímetro da equipe. Contudo, a proteção de aro foi péssima durante a temporada e os armadores baixos sofreram bastante com os adversários mais altos.

Markus Howard foi destaque da equipe na temporada passada

Previsão para a temporada 2018/19

Para essa temporada a equipe não terá Andrew Rowsey, que se formou. Contudo, a equipe terá o retorno de Markus Howard e Sam Hauser, uma excelente dupla que deverá manter o ataque da equipe em víeis de alta. A falta de um homem de garrafão parece ser ainda um problema grande para o treinador Wojciechowski, algo que foi sem dúvidas um fator determinante para a equipe não ter chegado mais longe.

Vale destacar porém a chegada de dois bons novatos em Joey Hauser e Joseph Chartouny. Joey é irmão de Sam e será uma boa adição para o frontcourt. Joey complementa bem seu irmão justamente por ter características de ser mais um jogador de trombada no garrafão. Chartouny foi um por três anos um armador muito consistente em Fordham, uma universidade da Atlantic-10. Durante seu periodo em Fordham, Chartouny foi de longe um dos melhores defensores de perímetro da conferência e trará para Marquette exatamente aquilo que nem Howard e nem Rowsey conseguiram, que é defender. Sem dúvidas um excelente complemento para Howard.

Se a equipe conseguir defender melhor nessa temporada, talvez consiga ser um problema grande para Villanova na conferência.

Fique de Olho

Markus Howard | Armador | 1,80 metros | Junior

Como dito anteriormente, Howard será provavelmente um dos principais cestinhas da NCAA na próxima temporada. Depois da temporada fantástica que fez, o terceiro anista tem sobre si pesadas expectativas e é sim o cara pra se ficar de olho na conferência.

Conhecido por ser um dos melhores arremessadores do College, Markus Howard competiu muito bem com Trae Young na temporada passada pelo prêmio de cestinha da NCAA, e se não fosse o protagonismo de seu companheiro, talvez tivesse tido até uma média de pontos maior. Gatilho da bola de três, Howard deverá ter uma chance na NBA em breve apesar de seus problemas defensivos e de altura.

Deixe uma resposta