Preview 2018-19 | #32 Providence Friars

O LiveCollegeBR segue com suas série previews para a temporada 2018/19 agora com Providence, equipe que vem embalada por uma forte classe de calouros. Confira!

Informações sobre a Universidade

Localização: Providence, Rhode Island
Treinador: Ed Cooley
Conferência: Big East
Recorde 2017/18: 21 vitórias e 14 derrotas no geral (10 vitórias e 8 derrotas na American)
Saídas Importantes: PF Rodney Bullock (14,3 ppg | 5,8 rpg) e Kyron Cartwright (11,8ppg | 5,8 apg)
Chegadas de Impac­to: PG David Duke (freshman) e SG A.J Reeves (freshman)

Como foi na temporada passada

A temporada de Providence foi aquém das expectativas. Após um bom início nos jogos não-conferencionais, os Friars tiveram dificuldade na Big East, principalmente pelo alto nível da conferência. Com 10 vitórias em 18 jogos, o time conseguiu chegar ao March Madness por boas vitórias que qualificaram seu RPI.

Na primeira rodada da pós-temporada, eliminação para Texas A&M, após derrota por 73 a 69. Rodney Bullock foi o grande destaque da equipe durante 2017-18. Após ir evoluindo ano a ano em suas três primeiras temporadas, o ala-pivô foi o cestinha e um dos líderes de rebotes (14,8 pontos e 5,8 rebotes). Alpha Diallo foi um dos jogadores que mais se desenvolveram da temporada de calouro para a de sophomore e mostrou uma versatilidade notória.

Já Kyron Cartwright liderou a Big East em assistências e foi o condutor da equipe de Ed Cooley. Dois calouros chamaram muito a atenção. Nate Watson começou a temporada de titular depois da lesão de Emmit Holt e foi se consolidando com peça chave do elenco. Já Makai Ashton-Langford tinha uma pompa vindo do High School e mostrou flashes do seu jogo.

A defesa dos Friars foi o pontos positivo do time. De acordo com o KenPom, eles tiveram a 36ª melhor em saldo ajustado a cada 100 posses de bola. Também foi a 7ª melhor do país contra arremessos do período, permitindo apenas 29% de conversão. Isso muito por conta da envergadura de seus alas Alpha Diallo, Bullock e Isaiah Jackson.

Bullock fará muita falta aos Friars (Getty)

Previsão para a temporada 2018/19

A próxima temporada é de esperança de um desempenho melhor dos Friars. Com Cartwright e Bullock formados, a esperança recai sobre Alpha Diallo, que deve ser um dos melhores jogadores da conferência. Já Nate Watson e Langford devem dar um passo a mais e se estabilizarem como titulares da equipe.

O único sênior do elenco, Isaiah Jackson, deverá ser o líder vocal dessa equipe. Dois juniors, Maliek White e Kalif Young, deverão receber maior minutagem após as saídas dos dois citados no primeiro parágrafo.

Mas a grande qualidade de Providence nesta temporada são os calouros. O recrutamento de Ed Cooley foi um dos melhores da Universidade, tanto que David Duke e A.J Reeves, quatro estrelas da classe deste ano, poderão ser titulares desde o primeiro jogo. Vale ficar de olho também no ala-pivô Jimmy Nichols.

A defesa já é sólida, o que resta para o time ser eficiente é melhorar o aproveitamento nos arremessos do perímetro e o jogo dentro do garrafão. Holt volta de lesão e poderá ajudar nesse quesito.

Fique de Olho

Alpha Diallo | ala-armador/ala | 2,01 metros | Junior

Poucos jogadores no basquete universitário são tão eficazes e atléticos como Alpha Diallo. O jogador briga por todos os rebotes, tanto que liderou a equipe no quesito, com 6,6 por jogo, mesmo não sendo um jogador de garrafão. Se movimenta muito bem off the ball, o que o permite ter arremessos livres de média distância.

Ainda tem muita dificuldade nos arremessos do perímetro. Se evoluir no quesito, poderá se encaixar fácil em muitos times da NBA, como um 3&D. Pode ser o playmaker da equipe com formações de jogadores do perímetro mais chutadores do que armadores.

Deixe uma resposta