[Senior Year] Conheça os 5 melhores veteranos da NCAA

Com a temporada no college basketball muito próxima de começar, a equipe do LiveCollege já está com grandes expectativas. Não é a toa que no site já haja várias previsões de conferências, faltando apenas três para fecharmos a serie. Você pode ter acesso a todos os previews com podcasts clicando aqui.

Além dos tradicionais “previews“, nesta semana vamos apontar quem são os melhores atletas universitários e porque você deve ficar de olho neles começando com os seniors, atletas que estão no último ano universitário e que não poderão mais atuar por universidades a partir da próxima temporada. Confira e deixe seu comentário.

Jaylen Adams – St Bonaventure

Posição: Armador (PG)
Altura: 1,87 m (6’2”)
Idade: 21 anos

Não há dúvidas que Jaylen Adams é um dos melhores seniors no college basketball. Na última temporada, Adams foi o segundo maior cestinha da conferência Atlantic-10 com médias de 20 pontos e 6 assistências por partida, sendo inclusive eleito para o time ideal da conferência A-10. Para esta temporada, Adams é indiscutivelmente o atleta mais visado pela mídia sendo amplamente apontado como o provável player of the year na conferência e um dos melhores armadores da NCAA.

Jaylen Adams é um atleta excelente criando seu próprio arremesso e com o passar dos anos em St Bonaventure, conseguiu ter uma evolução excepcional na armação de jogadas e no passe. Essas habilidades, aliado a um bom arremesso do perímetro, faz de Adams uma verdadeira maquina de pontuação. Além de ser um atleta excelente no ataque pontuando e distribuindo assistências, Adams também é um bom defensor de perímetro e teve médias de mais de 2 roubos de bola por partida. Seu ponto fraco talvez seja o pouco atleticismo para vencer atletas mais fortes dentro do garrafão, mas apesar disso, está claro que Jaylen Adams é um talento que não pode ser ignorado.

Alize Johnson – Missouri State

Posição: Ala-Pivô (PF)
Altura: 2,06 m (6’9”)
Idade: 21 anos

Alize Johnson é um daqueles atletas que passaram dois anos em uma Junior College antes de chegar a uma universidade da primeira divisão mas diferentemente da maioria, mostrou que tem muito talento no seu primeiro ano em Missouri State, chegando inclusive a fazer workouts para o Boston Celtics antes do combine da NBA.

Johnson é um ala-pivô muito forte e que tem como característica fazer um pouco de tudo em quadra. O mais incrível de tudo é que Johnson é excepcional reboteiro, ótimo finalizador de jogadas em torno do aro e ainda possui um bom arremesso do perímetro, algo que chamou muito a atenção de scouts e jornalistas por sua eficiência acima da média para um jogador recém chegado de uma junior college. Sua versatilidade é algo que o coloca sem dúvidas na lista de muitas equipes da NBA e sua escolha em retornar ao college para seu último ano é acertada, ainda mais se analisarmos o impacto que pode ter em sua carreira se conseguir levar os Bears a um torneio da NCAA.

Devonte’ Graham – Kansas

Posição: Armador (PG)
Altura: 1,87 (6’2”)
Idade: 22 anos

Devonte’ Graham foi um tanto ofuscado na última temporada por Frank Mason e Josh Jackson, e naturalmente acabou sendo relegado a um “coadjuvante de luxo” na forte equipe de Kansas. Mas nesta temporada isso será muito diferente, visto que o senior de 22 anos será a grande estrela da equipe e terá a responsabilidade de ao menos levar os Jayhawks a um final four já que a Big-12 são favas contadas.

Apesar de ter tido apenas 13 pontos de média na temporada passada, o que mais marca no jogo de Graham é a eficiência nos arremessos além de a frieza para decidir partidas complicadas. Ao longo de três temporadas em Kansas, Graham teve médias de 40% nos arremessos do perímetro e sempre atuando ao lado de um armador legítimo, conseguiu desempenhar muito bem suas funções secundárias na equipe. Agora como um armador principal, Graham deverá mostrar para os críticos que pode ser um armador tão bom como foi Mason na temporada passada e quem sabe levar Kansas ao titulo nacional.

Bonzie Colson – Notre Dame

Posição: Ala-Pivô (PF)
Altura: 1,98 (6’6”)
Idade: 21 anos

Bonzie Colson é um atleta realmente intrigante no college. Isso se deve exclusivamente a sua baixa estatura para um ala-pivô ou até mesmo pivô, posição em que costuma atuar na maioria das vezes durante os jogos de Notre Dame. Apesar disso, sua envergadura de quase 2,13 metros faz de Colson um atleta extremamente chato na briga pelos rebotes além de ser um excelente defensor, podendo marcar tanto atletas de garrafão como de perímetro.

Sua marca registrada é sem dúvidas a eficiência. Na última temporada Colson teve médias 23 pontos, 13 rebotes e dois tocos por 40 minutos, uma média que chama a atenção de scouts ainda mais levando em conta que ele só tem 1,98 metros. Apesar de ter tido grande progresso com os arremessos de longa distância na última temporada, esse ainda é apontado como seu “ponto fraco”, mas acredita-se que Bonzie Colson pode vir a ser um novo Draymond Green na NBA e as equipes estarão monitorando o bom atleta de Notre Dame nesta temporada.

Grayson Allen – Duke

Posição: Ala-Armador (SG)
Altura: 1,96 (6’5”)
Idade: 22 anos

Grayson Allen é sem dúvidas o grande nome para a próxima temporada no college basketball. O senior de 22 anos será o cara mais experiente do sempre jovem time de Duke, e agora mais do que nunca, não poderá cometer falhas se ainda quer ser um atleta escolhido no próximo draft da NBA.

Na última temporada, Allen regrediu em todas as principais estatísticas e acabou sendo ultrapassado pelo próprio companheiro de equipe, Luke Kennard, como melhor atleta da equipe. Também deve se levar em conta que a falta de um armador legítimo no time sobrecarregou Grayson Allen, afetando o psicológico e resultando nas “rasteiras em adversários”, polêmicas que acabaram minando sua temporada e de sua equipe de certa forma.

Apesar disso, ainda há muitas fichas depositadas sobre si e é possível que ele ainda tenha a mesma capacidade para decidir partidas como foi ha dois anos, quando teve médias de 21 pontos por partida e era extremamente decisivo em quadra. Allen já é considerado como candidato ao prêmio de melhor atleta universitário e se conseguir ficar longe das polêmicas e ser o líder desta grande equipe, não há dúvidas que será premiado nesta temporada.

3 comentários sobre “[Senior Year] Conheça os 5 melhores veteranos da NCAA”

  1. Pingback: [Junior Year] Conheça os terceiro anistas que serão destaques nesta temporada – Live College Brasil

  2. Pingback: [Estrangeiros] Conheça os melhores jogadores internacionais desta temporada – Live College Brasil

  3. Pingback: [Brasileiros] Conheça os atletas Brasileiros que jogarão no College nesta temporada – Live College Brasil

Deixe uma resposta