Trae Young é o melhor arremessador de 3 pontos do College? Saiba quem são os "gatilhos" da NCAA

Com a ascensão de Trae Young nas últimas semanas, se tornando o cara que todo mundo quer assistir no College e sendo muito comparado ao astro da NBA, Stephen Curry, a pergunta que surge é: Será Trae Young, de fato, o melhor arremessador do College? Baseado em estatísticas e no que vimos até o momento na temporada universitária, chegamos a uma lista com 5 do que consideramos ser os melhores shooters da NCAA, seja por eficiência, ou seja, por capacidade de converter arremessos com alto grau de dificuldade.

Confira a matéria e deixe seu comentário!

Kendrick Nunn – PG – Oakland – Senior

Nunn é sem dúvidas um dos melhores atletas no nível mid-major. Vindo de transferência da universidade de Illinois, Nunn assumiu a função de pontuar em Oakland (apesar do nome, essa universidade fica bem perto de Detroit, Mi) e vem sendo um dos melhores scorers do país. Atualmente, Nunn é o segundo cestinha da NCAA (atrás apenas de Trae Young) com médias de 25,2 pontos por partida.

JOGOS PPG FGM-FGA FG % 3FGM-3FGA 3FG%
13 25,2 8,9-19,9 44,8% 4,6-11,3 40,8%

Desses 25,2 pontos por jogo, pelo menos 13,8 vem dos arremessos na linha de três, colocando Nunn na seleta lista de apenas três atletas com médias de no minimo quatro arremessos de três convertidos por jogo. Uma de suas melhores partidas na temporada foi contra Michigan State (veja o vídeo acima), e Nunn foi sem dúvidas a grande arma de Oakland para pontuar na excelente defesa de Michigan State. Nessa partida Nunn fez 32 pontos e converteu 5 em 12 arremessos de longa distância.

Connor Burchfield – SG- William & Mary – Senior

Connor Burchfield é um legítimo ala-armador, sendo a bola de três pontos sua especialidade. Burchfield é um senior em William & Mary, uma universidade pequena da conferência Colonial, e durante esse tempo na universidade, nunca foi um cestinha (média de 5 pontos por jogo durante suas três primeiras temporadas) mas a média de acertos em arremessos do perímetro sempre foi altíssima apesar do baixo volume de jogo.

JOGOS PPG FGM-FGA FG % 3FGM-3FGA 3FG%
14 12,7 4,4-8,5 55,9% 3,3-6,0 54,8%

Nessa temporada, Burchfield aumentou sua média de pontos de 5,1 para 12,7, porém o que chama mais a atenção é a eficiência nos arremessos, sendo a maioria deles no catch and shoot. Além disso, é sempre bom lembrar que essa eficiência não é só dessa temporada, tendo Burchfield alcançado mais de 50% nos arremessos de quadra mais de uma vez ao longo de sua carreira universitária. Nessa temporada, Burchfield quebrou o recorde de sua universidade e também da conferência ao converter 10 em 12 arremessos de três pontos (veja o vídeo acima). Pode até ser que Burchfield nunca chegue a NBA, mas no College ele é sem dúvidas um dos melhores arremessadores.

Markus Howard – PG – Marquette – Sophomore

Markus Howard também está na lista dos melhores, e isso se deve em parte por causa da impressionante performance contra Providence na semana passada em que Howard fez 52 pontos e converteu 11 em 19 bolas de fora (Veja no vídeo acima).

Jogos PPG FGM-FGA FG % 3FGM-3FGA 3FG%
16 23,5 8,1-17,1 47,6% 4,1-10,1 40,1%

Alguém pode até pensar que foi um jogo perfeito em um dia perfeito, mas a realidade é que Howard foi o único atleta da nação a ter mais de 50% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos na temporada passada e nessa temporada, apesar de seu aproveitamento ter caído mais de 10%, continua sendo o principal “gatilho” de Marquette e está na seleta lista de três atletas que converte pelo menos quatro arremessos de 3 pontos por jogo na NCAA. Talvez seja o atleta mais parecido com Trae Young pela facilidade em arremessar distante da linha do perímetro no College e se não fosse pelo seu tamanho (1,81 m), fatalmente estaria nas conversas para a NBA.

Fletcher Magee – SG – Wofford – Junior

Fletcher Magee se tornou uma das grandes estrelas nessa temporada depois de ter conseguido a incrível proeza de levar sua equipe, a pequena universidade de Wofford a vitória contra duas das maiores universidades do país: Georgia Tech (veja o vídeo acima) e a atual campeã nacional North Carolina, naquele que foi considerado o grande upset (zebra) de Novembro. A vitória contra North Carolina foi a primeira na história de Wofford contra uma equipe ranqueada.

Jogos PPG FGM-FGA FG % 3FGM-3FGA 3FG%
15 23,3 8,0-14,3 56,1% 4,6-8,3 55,2%

Magee é um dos atletas mais eficientes da nação entre os que atuam nas posição de ala-armador. Tais números vem chamando a atenção da mídia americana e se levarmos em conta o volume de jogo que tem, isso se torna ainda mais incrível. Nessa temporada, ele conseguiu sete jogos com pelo menos seis bolas de três convertidas e no jogo contra Georgia Tech veio o season high com oito bolas de três. Além de tudo isso, Magee é o quinto maior cestinha da temporada. Uma curiosidade interessante: Magee e Howard ainda não erraram nenhum lance livre sequer na temporada.

Trae Young – PG – Oklahoma – Freshman

Trae Young é sem dúvidas hoje um dos melhores no quesito arremesso, principalmente se levarmos em conta arremessos de longa distância. Apesar de seu aproveitamento estar abaixo de 40% atualmente, temos que lembrar que a autoconfiança de continuar arremessando mesmo quando não está em uma noite inspirada, contribui para esse fator. Fazer comparações é realmente complicado, mas ninguém no College lembra tanto Stephen Curry como Trae Young.

Jogos PPG FGM-FGA FG % 3FGM-3FGA 3FG%
14 29,4 8,6-18,6 46,2% 3,9-9,9 38,8%

É sempre bom lembrar que Young é apenas um calouro, e como tal, altos e baixos são naturais e compreensíveis. Mas o fato é que Young não parece ser calouro, muito pelo contrario, ele mostra ter muitas qualidades tipicas de um Junior ou senior (terceiro e quarto ano universitário respectivamente). Seu desempenho fantástico na temporada já coloca seu nome no topo de muitas projeções para o próximo draft da NBA, e não atoa, já que é o líder da nação em pontos e assistências, algo que nem mesmo no último ano de carreira universitária, Stephen Curry conseguiu.

Fonte stats: ESPN (Atualizado 07/01/18 – 11:19hs)

2 comentários sobre “Trae Young é o melhor arremessador de 3 pontos do College? Saiba quem são os "gatilhos" da NCAA”

  1. Continue com o trabalho, eu e alguns amigos sempre visitamos o site pela excelente qualidade!
    Se possível tente inserir o DISQUS no site pois fica melhor do que ter que digitar email e etc…

Deixe uma resposta